3/5 daniel handler

RESENHA: Por Isso A Gente Acabou - Daniel Handler

14:02 Matheus Abreu

Título Nacional: Por Isso A Gente Acabou
Título Original: Why We Broke Up
Autor: Daniel Handler (ou Lemony Snicket)
Editora: Cia. Das Letras
Páginas: 368

Avaliação: 
Sinopse:
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


Primeiramente eu devo a vocês um grande pedido de desculpas por ter sumido nesses últimos dias. Não sei bem o que aconteceu, mas simplesmente fiquei sem saber o que postar. Estava lendo muitos livros e como não acabei nenhum, não tive como resenhar e a preguiça ajudou bastante nisso.

Então, o livro nada mais é do que uma carta que a Min escreveu para o Ed em um dia dentro do carro. Nessa carta a Min conta que vai deixar uma caixa na frente da casa do Ed e nessa caixão vão ter souvenires do namoro deles e assim, ela vai narrar cada objeto que tem ali dentro dando o porque dele estar ali e como ela ganhou e porque a Min está dando isso de volta para o Ed e cada objeto vai ser tipo um capitulo e com base neles a Min vai contando a história dos dois e porque eles acabaram.

You either have the feeling or you don't.
O livro é bem simples, digamos assim. A narrativa é bem descontraída e até engraçada e meu Deus, como tem palavrão nesse livro. Eu achava que o livro era até meio infanto-juvenil, mas gente, tem tipo, palavrão pra caralho e eu confesso que não estou muito acostumado com isso. Eu falo bastante palavrão e mesmo assim achei bem diferente porque apesar tudo o livro parece ser infanto-juvenil, os personagens são bem infantis e sei lá, estranhei isso até porque o autor é o mesmo de Desventuras Em Série. Apesar disso, o livro é bem legal, mas não passa disso. Eu fui ler ele com muitas expectativas e não tive uma surpresa muito boa. A história entre a Min e o Ed é bem forçada e pensando agora, talvez isso tenha sido proposital. Não é spoiler que a Min e o Ed acabam no final do livro, mas assim, em momento nenhum eu vi que ele gostava dela, achei as atitudes dele bem forçadas e as da Min também. Aconteceu tudo tão rápido e era para parecer algo intenso, só que não foi bem assim.

Vocês sabem que eu sou uma manteiga derretida e eu não sei o que anda acontecendo comigo, mas eu derramei algumas lágrimas ali no final do livro, porque apesar de tudo, eu sei como a Min se sentiu quando eles acabaram e como eles acabaram e foi uma coisa super chata, que eu não contarei o que é.

Também não posso esquecer de mencionar as ilustrações lindas da Maira Kalman que nos acompanham o livro todo e nos ajudam a imaginar melhor. A diagramação do livro é ótima, com uma fonte grande e margens enormes o que deixa a leitura bem rápida e dinâmica e com as ilustrações da Maira, faz com que você leia dez páginas achando que leu três. O único probleminha mesmo são as folhas brancas que me dão sono, mas tirando isso, tá ótimo.

Recomendo o livro se você estiver com tédio e/ou se você achar ele em alguma promoção. O preço do livro costuma ser bem carinho e ele não vale tudo isso, então se acharam em alguma promoção, comprem, porque foi o que eu fiz e acho que valeu a pena porque é um livro fisicamente lindo, só que com uma história fraquinha.
E a verdade é que, porra, eu te amei demais.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Acho a capa desse livro linda demais, já quis compra-lo muitas vezes. Porém como você disse ele é bem carinho e sempre fiquei na dúvida se valia ou não a pena. Depois da sua resenha esse não será um livro que comprarei em breve, somente se eu acha-lo em promoção, como você disse. Mas estou fugindo no momento de histórias fraquinhas, venho achando muitas delas e bláblá :(
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey,
    Tenho vontade de ler esse livro. Sabe, tem gente que ama, tem gente que odeia, e tem pessoas que ficam em cima do muro! Sabe a história me atraí, só que agora fiquei meio preocupada pelo que você falou sobre a história ser meio infantil! Mas eu espero gostar um pouquinho mais que você! Ótima resenha (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!c:

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro, mas agora fiquei meio com um pé atrás, sabe? A capa nunca me agradou, só me interessei pela sinopse mesmo. Também acho ele carinho, só compraria mesmo se estivesse me promoção.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  4. Eu já li alguns livros de Desventuras em Série, e gostei pra caramba, mas muitas pessoas que já leram esse livro me disseram que é muito ruim. Uma pena, porque o autor é ótimo em Desventuras...

    Abraço
    Fernando Reads

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que Desventuras em Série é um livro voltado para o público infantil e o que o Daniel quis fazer nesse livro era uma coisa bem mais adulta e avançada, creio eu, só que isso não aconteceu porque os personagens acabaram sendo infantis e mimados demais e o namoro deles super forçado.

      http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Ok, agora fiquei na dúvida, tinha muita vontade de lê-lo, mas agora não sei! Pensava que fosse um livro diferente pela capa e sinopse, mas ainda quero ler um dia só para ver essas ilustrações ^^! Realmente o livro é caro, quando tiver uma promoção vou tentar comprar!
    Gostei da resenha :)
    Até mais.

    ResponderExcluir
  6. Já li uma resenha sobre esse livro e sempre tive vontade de lê-lo, mas depois da sua resenha confesso que minhas expectativas abaixaram um pouquinho, é bom né? quem sabe não acabe por me surpreender? bjão

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler esse livro!
    Está na minha lista!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas quem sabe se eu encontrar em uma bela promoção eu não compre!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre quis ler esse livro mas como você disse, o preço não ajuda muito. Eu achei interessante o a história e super quis saber como eles dois terminaram :'( hahaha
    Palavrão em livro é uma coisa meio estranha. Fico tipo: ops! o_o UASHAHUAUSH
    É um livro que eu qero ler sabe? Mas só se entrar em promoção. E teve promoção esses dias dele e eu deixei passar. :/

    Ahh Mathesu eu to sumida daqui né? Desculpa não passar mais vezes aqui e comentar. Comcecei a facul e eu só tenho animo para dormir mesmo. hahaha Entro na net bem rapidinho e já saio porque não aguento ficar acordada. Enfim, se eu demorar para passar por aqui me desculpa. Prometo vir aqui mais vezes!

    E esse banner novo lindo e divo? -q ACEDEEE <3

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bea, nem esquenta meu bem, eu entendo como são essas coisas. Achei muito fofo você passar aqui para avisar, mas relaxa que é seu futuro que está em jogo e eu super entendo isso <3
      Hahahahaha, tô sempre trocando! Meu Deus!

      Beijos.

      Excluir
  10. Matheus, eu juro que tentei ler esse livro e... odiei. :(
    Sério, achei a Min e o Ed tão chatos que foi até difícil chegar no final desse livro! hahaha
    Mas eu curti muito a parte gráfica do livro. É tão linda! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, sim, pelo amor de Deus! Eles são insuportáveis. A Min se acha demais e o Ed é tão filho da puta que não dá pra querer. Mas a parte gráfica e as ilustrações são lindas mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Matheus.
    Eu sou fã de livros que me fazem chorar asdhoaishudsd.' eu também sou manteiga derretida, confesso.
    Eu até fiquei curiosa para ler esse livro, mas ele não esta na minha lista de prioridades não.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    Jéssica Rezende - Ela & e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que eu chorei nele porque o motivo pelo qual a Min e o Ed acabam é o mesmo motivo pelo qual eu acabei meu último namoro e vem aquela enxurrada de emoções, até porque o Daniel conseguiu narrar muito bem essa parte e como a Min se sentiu, mas acredito que se não fosse por isso, não teria derramado uma lágrima.
      Beijos.

      Excluir
  12. Li esse livro DUAS vezes no ano passado porque achei genial. Achei genial uma Min que fica comparando a própria vida a filmes. Achei genial um Daniel Handler que só cita com perfeição cenas de filmes que não existem. Ou seja, além de criar a história, ele criou outras pequenas para encaixar. Achei genial a Min abrir sua caixinha de semióforos (vide Coleção, Pomian) e explicar o novo significado que ela atribuiu a cada um daqueles objetos e como esses objetos que, aparentemente não têm nenhum valor, podem contar a história de uma relação (e nós sempre temos os objetos que contam a história da nossa relação).

    Desde o começo sabemos que vai acabar (o próprio título já diz) e durante a narração da Min sabemos que ela e o Ed não combinam de forma alguma, não tem como aquilo dar certo e, mesmo você não acreditando no sentimento do Ed por ela - eu também não acreditava, era como se eles estivessem se esforçando para gostar um do outro. A min não se encaixava no universo do Ed e nem ele se encaixava no dela.

    Para ela, é o primeiro namorado, aquele que você sonha (se ilude) mais. E você percebe que ambos se esforçam para sentir mais do que realmente sentem. E eles são novos, não têm noção de amor, é uma fase da vida que morrer de amores é completamente aceitável mesmo que você não os sinta. É também a fase que falar palavrão deixa você descolado, mesmo que você tenha atitudes infantis.

    Achei o livro maravilhoso, como pode ver.

    Me visita, estou te seguindo.
    www.amorporclassico.com

    P.s. por favor, tira essa verificação de palavras ao comentar, é muito chato.

    ResponderExcluir
  13. Também achei a história beeem fraquinha ): Fiquei a todo momento esperando uma reviravolta, algo de emocionante acontecer e simplesmente não aconteceu! Isso me deixou muito frustrada, pois queria realmente ter me apaixonado pelo livro, mas não foi o que aconteceu :/ Outra coisa, em alguns momentos eu fiquei sem saber se o que ela insinuou aconteceu ou não, me senti confusa quanto a isso... O livro não é ruim, tem até a história legalzinha, mas não soube ser explorado. Uma pena.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. A trama é bem fraquinha mesmo. Além disso as escolhas narrativas do autor foram desastrosas. O texto todo é uma carta escrita pouco tempo antes da garota entregar uma caixa de lembranças na casa do cara(haja disposição para escrever uma carta de duzentas páginas em tão pouco tempo!) Também as infindáveis referências a filmes desconhecidos só serviram para encher linguiça e tornar o texto mais chato ainda. O livro todo é uma verdadeira coleção de equívocos literários. Não vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Formulário de contato