5/5 Alasca?

RESENHA: Looking For Alaska - John Green

19:47 Matheus Abreu

Título Nacional: Quem É Você, Alasca?
Título Original: Looking For Alaska
Autor: John Green
Editora: Speak
Páginas: 221

Avaliação:  
Sinopse:
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Eis que trago a resenha de um dos livros que mais tive vontade ler desde que o conheci. Looking For Alaska é o primeiro romance de John Green e ele vai contar a história do Miles, ou Pudge. Miles é um menino que nunca foi muito comunicativo, nunca teve muitos amigos e sempre foi muito fechado, até que um dia ele resolve ir buscar o seu "Grande Talvez" que foi uma das últimas palavras de François Rebelais. Miles é fissurado em últimas palavras, lê muitas biografias e por isso sabe as últimas palavras de quase todo mundo. Em busca de seu Grande Talvez, Miles decide ir à Culver Creek, uma boarding-school que fica no Alabama. Logo que Miles chega à Culver Creek, ele conhece seu colega de quarto, Chip, ou como ele prefere ser chamado, The Colonel. Conforme Pudge vai se adaptando a escola, ele conhece Alaska Young, uma jovem de olhos verdes, bem estilo "v1d4 l0k4" e então, sem spoilers, ele se apaixona por ela, porém, Alaska já tem um namorado e digamos que ela seja boa demais para o Pudge. Alaska é inteligente, engraçada e apaixonante e ao mesmo tempo é problemática, instável e meio bipolar. D

Okay, isso é tudo que eu posso falar do livro. Ele é dividido em duas partes, Before e After (ou Antes e Depois) e os capítulos são tipo "Tantos dias antes" ou "Tantos dias depois". Na metade do livro, logo que começa o Depois acontece uma coisa, que infelizmente eu já sabia o que era, e dá um plot twist na história e bem, confesso que eu chorei muito! A busca pelo Grande Talvez se torna uma busca por Quem? Como? Quando? Onde? e Por que?


So I walked back to my room and collapsed on the bottom bunk, thinking that if people were rain, I was drizzle and she was a hurricane.

O livro me lembrou bastante "As Vantagens de Ser Invisível". Miles me lembrou Charlie e a estrutura do livro me lembrou bastante Perks. A história tem até um pouco a ver no sentido de "minha vida é uma bosta, vou mudá-la POOF magic happens". Antigamente eu costumava achar esse negocio de adolescência ser a fase de beber, fumar e foder uma coisa idiota e achava que não era assim, mas o tempo passa e bem, as coisas são assim e você acaba se identificando com o livro mais do que o normal, acaba se identificando com alguns personagens e vendo seus amigos em outros e isso é uma coisa que eu amo, é como se o livro interagisse com você.

A escrita do John como sempre é magica e apaixonante. Depois que você começa a ler, não consegue parar e o ritmo é maravilhoso. Tiveram partes que eu chorei de rir como:
"Knock knock jokes?" I asked. "Like knock knock..." / "Whos there?" replied Alaska. / "Who" / "Who who?" / "What are you, an owl?" I finished. Lame.
É muito idiota, mas eu achei hilário e muito fofo. Queria contar outros momentos engraçados só que vou acabar fazendo com que o livro perca a graça.

Enfim, se você nunca leu John Green, recomendo começar por A Culpa É Das Estrelas já que esse livro é bem pesado e bem forte. Se você já leu, vai sem medo porque o livro é incrível. Agora só me resta ler Will & Will e Paper Towns que é outro livro do John que me chama muito a atenção.

No momento estou lendo "Antes Que Eu Vá" da Lauren Oliver e que logo vai ganhar resenha aqui no blog.

Espero que tenham gostado e até a próxima.
Love always,
Matheus.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Poxa vida desanimei com o livro :'(
    Eu não gostei de as vantagens de ser invisível e o Charlie meu deus! É muito chato...
    Fora que essa coisa de usar drogas, pegar todas e beber é uma coisa que eu não gosto ver em livros, sabe? Quando o autor descreve a adolescência dessa forma. Maaaaas por ser do John Green eu tenho muita vontade de ler. Principalmente agora que saiu uma capa super linda e maravilhosa do livro e eu quero comprar ele nessa versão nova. Você falou do Miles ser muito fechado e tals e eu me identifiquei com ele. Tô precisando achar meu grande talvez. haha
    Não leve a mal meu comentário ai em cima eu gostei da resenha e como eu não tinha visto nenhuma outra do livro eu fiquei sabendo sobre o que o livro se tratava. O problema é que eu não gostei de as vantagens de ser invisível e por quem é você, alasca? ser parecido com ele eu fiquei um pouco decepcionada. Vou tentar achar o livro com a capa nova para eu poder comprar e ler. Depois eu venho aqui falar o que eu achei. *u*

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz, Bea. Jamais ficaria chateado por uma coisa dessas. É seu gosto e vou respeitá-lo, assim como você respeitou o meu. Eu gosto de ver esse tipo de coisa em livro porque acho mais real, só acho muito artificial esse negocio de "quero mudar" e do nada isso acontece. Mas enfim, amei o livro e é John Green cara, é meio impossível não gostar.

      Beijos.

      Excluir
  2. De certa forma, o fato do livro lembrar As Vantagens de Ser Invisível só me fez ter mais vontade de lê-lo, rsrsrs. Além disso, gostei muito da história do livro, fiquei bastante curioso. Mesmo sabendo que ele não pode ser lá cem por cento, hehe.
    A resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Eu não esperava que ele fosse ser parecido com Perks e creio que isso me fez gostar ainda mais! Haha Perks é perfeito, sou apaixonadão.
      Abraços.

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro, afinal é do John. E sim eu leria até a lista de supermercado dele, literalmente.
    Não li As Vantagens de Ser Invisível, acho que tenho grandes expectativas demais para ele e estou com medo de me decepcionar. E isso serve também para esse livro.
    Mas vejo que você gostou demais, e isso me animou ainda mais.
    Ainda não li "Antes que eu vá", na verdade li "Antes de Morrer" e juro pra você, estou sempre confundindo os dois!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um problema criar expectativas com livros. Não tinha nenhuma com Perks e amei o livro. Bom, pelos títulos, eles tratam do mesmo assunto. Já estou apaixonado por Antes Que Eu Vá, mas dei uma pausa para ler Requiem, também da Lauren.
      Beijos.

      Excluir
  4. Ah, Matheus te indiquei uma tag lá no blog, se você quiser responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuito obrigado. Responderei assim que possível!

      Excluir
  5. Nossa desanimei um pouco com esse livro.. Vou começar mesmo pela culpa e das estrelas
    Bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas o livro é incrível! :C
      Fault é muito bom mesmo. <3
      Beijos.

      Excluir
  6. Simplesmente fascinado para ler esse livro! Toda a envoltura de João Verde é incrível.. quero comprar a nova edição dele e iniciar a leitura o mais breve possível *-*
    Amei a sua resenha! Parabens :D

    Adriano G.
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA! JOÃO VERDE! SDJKGHDGDGWJKSDGJKDFKLGJDFGKJDFLGKJDSLGKJD
      Demorei séculos para entender e estou rindo muito!
      Mas ok. A edição nova é perfeita! Nossa, quero comprá-la também. Muito obrigado C:

      Excluir
  7. Fiquei meio em dúvida agora... Ainda preciso ler A culpa é das estrelas também, mas pelo que escuto falar do John, caramba... Ele é f#d@!
    Abraços...
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John é muito, muito, MUITO incrível! A Culpa É Das Estrelas é pra morrer chorando e tal, mas a apesar das lágrimas, os livros dele conseguem ser super engraçados. John é mestre.
      Abraços.

      Excluir
  8. Ja vi pessoas falando muito mal do John Green e outras que simplesmente adoram!!!
    Ainda não li nenhum, mas logo lerei para ter minha própria opinião.

    Estou te seguindo, se puder me segue tbm :)
    Beijoos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, peraí. Quem é que consegue falar mal do John? Não dá pra acreditar. Leia que você vai amar.

      Já estou te seguindo! Adorei o tema do blog.
      Beijos.

      Excluir
  9. AAAAI eu li a tua resenha e fiquei super curiosa pra ler o livro. To fazendo várias perguntas mentais sobre o final do livro de acordo com o que tu falou hahaha. Adorei teu blog <3
    Bisous
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, quando eu via as resenhas sobre o livro também ficava me perguntando até que uma amiga me largou o spoiler! Ódio.
      Muito obrigado mesmo <3
      Beijos

      Excluir
  10. Já li 'A Culpa é das Estrelas', e me emocionei muito. Mas sou louca para ler este livro do John, acho que ele consegue ser melhor ainda que ACEDE. Sua resenha está maravilhosa, adorei!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dúvidas sobre qual é melhor. Acho que o melhor é mesmo LFA, mas meu preferido é ACEDE. Muito obrigado.
      Beijos.

      Excluir
  11. queeeee lindooo! Louca pra ler o livro, acho que é tão bom quanto o " A Culpa é das Estrelas "
    Adorei seu blog, muito bom! Já seguindo (((:
    Reativei o meu, confere? Será muiiiito bem vindo!

    Um Beijo!
    Venho aqui denovo conferir maais novidades :*
    rebecafashionworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigado. Seu blog é lindo e estou seguindo ele! Beijos.

      Excluir
  12. John Green é muito amor <3
    Um monte de amigos meu leram este livro e falaram que ele é fantástico, mas antes eu quero Teorema Katherine.
    Beijos, Lari

    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Teorema Katherine provavelmente ai ser um dos últimos que eu lerei. Já ouvi péssimas críticas sobre ele e não me chama atenção em nada. Mas LFA é demais.
      Beijos.

      Excluir
  13. *------* Um dos principais livros da minha listinha <3 e sua resenha ajudou a reforçar o quanto eu quero lê-lo xD.
    John Green é muito lindo *-* sonho em ainda ter todos os livrinhos dele.

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sonho com isso <3
      Falta só Paper Towns para mim e é um dos que eu mais quero ler dele.

      Excluir

Formulário de contato